sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mauricio de Ossãe.





Cenas do deka de Ominho

Entrega dos preceitos de Mauricio de Ossãe.

Ossãe

Misterioso, não existe melhor maneira de defini-lo, pois ninguém

até hoje sabe ao certo qual é o seu sexo, no entanto é tratado como cafião.

Senhor das folhas e ervas medicinais, é por benção deste orixá que temos

os remédios para a cura ou tratamento de diversas doenças.

Morador da mata, Ossãe é filho de Oxalá com Nanã, mas foi criado por seu

companheiro inseparável Aaajá, tem como irmãos Omulu, Oxumarê e Euá.

Algumas lendas dizem que Ossãe é hermafrodita e que teve uma grande paixão

por Oxossê e por isso dividiu a mata com ele.

Protetor dos farmacêuticos, dos químicos, dos naturalistas e dos homeopatas.


Mitos de Ossãe

* Ossãe havia recebido de Olodumaré o segredo das ervas. Estas eram de sua propriedade e ele não as dava a ninguém, até o dia em que Xangô se queixou à sua mulher, Oiá-Iansã, senhora dos ventos, de que somente Ossãe conhecia o segredo de cada uma dessas folhas e que os outros deuses estavam no mundo sem possuir nenhuma planta. Oiá levantou suas saias e agitou-as impetuosamente. Um vento violento começou a soprar. Ossãe guardava o segredo das ervas numa cabaça pendurada num galho de árvore. Quando viu que o vento havia soltado a cabaça e que esta tinha se quebrado ao bater no chão, ele gritou: “Ewé O! Ewé O!” (“Oh! As folhas! Oh! As folhas!”), mas não pôde impedir que os deuses as pegassem e as repartissem entre si.

* Quando Orunmilá veio ao mundo, pediu um escravo para lavrar seu campo; compraram-lhe um no mercado; era Ossain. Na hora de começar seu trabalho, Ossain percebeu que ia cortar esta erva, pois é muito útil”. A segunda curava dores de cabeça. Recusou-se também a destruí-la. A terceira suprimia as cólicas.”Na verdade”, disse ele, não posso arrancar ervas tão necessárias.” Orunmilá, tomando conhecimento da conduta de seu escravo, demonstrou desejo de ver essas ervas, que ele se recusava a cortar e que tinha grande valor, pois contribuíam para manter o corpo em boa saúde. Decidiu, então, que Ossãe ficaria perto dele para explicar-lhe as virtudes das plantas, das folhas e das ervas, mantendo-o sempre ao seu lado na hora das consultas.

* Como sempre foi muito observador, Oxóssi quis aprender os mistérios e poderes das plantas com Ossãe, orixá dono dos poderes de cura das folhas, que certa vez o enfeitiçou, levando-o para o fundo da floresta a fim de ter companhia. Iemanjá, sua ciumenta mãe, enfurecendo-se, mandou que Ogum fosse buscar seu irmão na floresta e o arrancasse dos feitiços de Ossãe. Ogum assim o fez, mas como Oxóssi relutasse em voltar ao lar, e ao voltar desfeiteasse sua mãe, esta o proibiu de viver dentro da casa, deixando-o ao relento. Como havia prometido ao irmão ser sempre seu companheiro, Ogum foi viver também do lado de fora de casa. Oxóssi tornou-se o melhor dos caçadores e diz o mito que foi ele quem livrou Araketu, sua cidade, de um grande feitiço das perigosíssimas ajés (feiticeiras africanas) Iyami Oxorongá, que se transformam em pássaros e atacam as pessoas e cidades com doenças e miséria.



(comentem que nos ajuda a manter o site)
 
© 2007 Template feito por DownLivre